O Banco da Paz para o diálogo

Two people having a peaceful dialogue at the peace bench.

“A melhor arma é sentar-se e conversar”, disse o ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela.

Em frente ao Centro Nobel da Paz está um banco singular — inspirado nas palavras de Nelson Mandela.

Esse banco de alumínio, com seis metros de comprimento, possui uma curva suave que aproxima quem se senta. Ele recebeu o nome “A Melhor Arma” — uma homenagem à crença de Mandela de que o diálogo é uma poderosa ferramenta para a paz.

Criado para unir pessoas

Nelson Mandela ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1993, junto com o presidente da África do Sul, Frederik Willem de Klerk, que assinou sua libertação após 28 anos de prisão. Ambos foram reconhecidos pelos esforços em desmantelar o regime do apartheid e construir as bases para uma África do Sul democrática.

“Mandela foi direto da prisão para a mesa de negociações”,disse Francis Sejersted, presidente do Comitê Nobel, na cerimônia de entrega do prêmio em 1993, elogiando Mandela por dialogar com o antigo inimigo sem deixar que o ódio ou o ressentimento prevalecessem.

Inspirado por Mandela e outros laureados que promoveram o diálogo, o Banco da Paz é mais do que uma obra de arte — é um convite à união.

“Na sociedade atual, com aumento das desigualdades, polarização e debates acirrados online, a capacidade de dialogar talvez seja mais importante do quenunca. Queremos colocar o diálogo em pauta e contribuir para uma cultura onde haja espaço para uma grande diversidade de vozes. E podemos aprender muito com os ganhadores do Prêmio da Paz.”

— Kjersti Fløgstad, Diretora Executiva, Centro Nobel da Paz

O Banco da Paz por Snøhetta, assista à entrevista com o fundador da Snøhetta:

Snøhetta

A Snøhetta, escritório globalmente reconhecido de arquitetura e design, criou o banco para o Centro Nobel da Paz, produzido pela Vestre com alumínio da Hydro.
O banco em frente ao Centro Nobel da Paz serve como um lembrete da importância de sentar e conversar.

“Acreditamos no design como uma ferramenta para criar símbolos duradouros que convidam à comunicação entre as pessoas.”

— Kjetil Trædal Thorsen, Fundador da Snøhetta

O Banco da Paz foi inaugurado pela primeira vez no Dia de Nelson Mandela, 18 de julho de 2019, em frente à sede das Nações Unidas em Nova York. Ele permaneceu naquela praça emblemática por dois meses, visível para todos os chefes de Estado e demais participantes da Semana de Alto Nível da ONU daquele ano.

O Banco da Paz na COP30 no Brasil em 2025

No dia 10 de novembro de 2025, um Banco da Paz será inaugurado na Conferência do Clima COP30, em Belém, no Brasil. Ele ficará lá como um lembrete - e um convite - para que todos os participantes da COP se unam em diálogo e cooperação para encontrar soluções para a urgente necessidade de ação climática no mundo.

Agradecemos aos nossos Parceiros do Banco da Paz:

Last updated: 16.10.2025